Visto de estudante para Dublin: tudo o que você precisa saber

Já mostramos por aqui sobre os diferentes tipos e como tirar o visto de estudante para os Estados Unidos. Mas outro destino popular de quem quer fazer intercâmbio para estudar fora é Dublin. A capital irlandesa possui uma das comunidades brasileiras mais fortes fora do país. Neste post vamos contar tudo o que você precisa saber sobre como conseguir seu visto de estudante para Dublin.

Tipos de visto de estudante para Dublin 

A Irlanda tem um sistema diferente para emitir os vistos. Ao contrário da maioria dos países, na terra dos duendes, o visto é emitido no próprio país. O que é uma boa notícia para quem não tem muito tempo para planejar o intercâmbio. E, assim como outros países europeus, a Irlanda permite que brasileiros viajem ao país sem necessidade de visto, a turismo, por até 90 dias. No entanto, se seu curso tem duração maior que 3 meses, precisa, sim, de visto.

Visto Stamp 2 (ou IRP): estudante com permissão para trabalhar 

Também conhecido como Irish Resident Permit (IRP), essa é a categoria de visto mais popular. Por ser um país aberto a estrangeiros, muitos fazem intercâmbio para a Irlanda com a intenção de conciliar estudos e trabalho

Com esse visto, você pode trabalhar meio período (20 horas semanais) durante sua estadia. Nesse caso, o curso precisa ter duração mínima de 25 semanas, ou seja, de cerca de 6 meses, e carga horária semanal de pelo menos 15 horas. O visto IRP tem validade de até 8 meses e pode ser renovado até 2 vezes. 

Além disso, o visto pode ser solicitado por quem está indo fazer graduação, mestrado ou doutorado na Irlanda. Nesse caso, o visto é anual e pode ser renovado anualmente até o fim do curso.

Para solicitar o Stamp 2, após certificar-se que tem todos os itens da lista abaixo, é preciso agendar sua entrevista no site do governo irlandês.

  • Passaporte válido;
  • Carta de aceitação da escola e confirmação de matrícula;
  • Comprovação de que a escola faz parte do programa Learner Protection, que busca garantir que o aluno termine seu curso mesmo que a instituição feche;
  • Extratos bancários comprovando ter pelo menos 3 mil euros (ou 500 euros por mês de estadia);
  • Seguro de saúde internacional para todo o período;
  • Comprovante de residência;
  • 300 euros para pagar a taxa de solicitação do visto.

Como Dublin é uma cidade que recebe muitos intercambistas e o Stamp 2 é o tipo de visto mais solicitado, a lista de espera pode ser longa. Por isso, a dica é agendar a entrevista o quanto antes para evitar dores de cabeça.

Visto Stamp 2A: estudante sem permissão para trabalhar 

Se você está indo para Dublin fazer um curso que não seja período integral e não pretende trabalhar durante sua estadia, você pode optar pelo Stamp 2A. Esse visto tem duração de seis meses e, assim como o IRP, pode ser renovado até 2 vezes

Geralmente é o visto escolhido por quem está indo fazer apenas um semestre na faculdade, algum curso técnico ou frequentar uma escola que não está na ILEP (Interim List of Eligible Programmes), lista oficial do governo irlandês com instituições certificadas. Além disso, tem a vantagem de ser menos concorrido, logo, tem um tempo de espera menor que o Stamp 2.

É sempre bom lembrar que processos de solicitação de visto são burocráticos, dependem de instituições e precisam seguir regras bem definidas. Por essa razão, não são simples e podem demorar semanas e até meses para serem concluídos. É preciso ter paciência e se planejar.

Agora que você já sabe tudo sobre como conseguir seu visto de estudante para Dublin, aproveite para dar uma espiada em nosso artigo explicando o que fazer para planejar o seu intercâmbio para aprender inglês.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Precisa dos nossos serviços? Chama no Whats!