Quais são os primeiros passos para ir morar em outro país?

A decisão de abandonar a sua cidade natal, ou até mesmo aquele lugar que não é o onde você cresceu, mas que tem sido o seu lar por anos pode deixar a gente com medo.

São muitas perguntas que precisam ser listadas (e claro, se possível respondidas) antes de dar esse passo para que nada dê errado ou que, em caso de algum acontecimento indesejável ocorra, você tenha um plano para minimizar os prejuízos.

Como muita gente tem vontade de sair do Brasil para estudar ou trabalhar, esse post foi feito para dar um passo a passo para organizar as ideias para quem está começando a pensar no assunto!

1- Escolha seu alvo:

identifique o país para onde você deseja mudar. Analise questões culturais, climáticas, econômicas e veja se a situação política do país está legal para que você cumpra seus planos a médio e curto prazo.

2- Entenda as possibilidades de vistos e permissões de trabalho:

Em alguns países, pode ser uma estratégia legal ir com visto de estudante para escalar para uma permissão de trabalho melhor. Em outros, a opção mais adequada pode ser ir direito já com a permissão de trabalho.

Por exemplo, se sua estratégia inicial é fazer intercâmbio, entenda que alguns países dão permissão de trabalho parcial para estudantes. Nesse caso, entenda bem o preço de um intercâmbio e veja bem se tudo se encaixa nos seus planos.

Estude bastante as possibilidades desse local para não desperdiçar tempo e dinheiro.

3- Converse com pessoas que vivem naquele local:

Eu uso muito o Couchsurfing, grupos de Facebook e Whatsapp/Telegram para entender mais sobre a realidade local, os perrengues de quem está lá, etc. 

O Quora também tem sido uma ótima ferramenta para clarear minhas ideias e trazer novos pontos de vista sobre vida em outros países

4- Faça um planejamento com metas e deadlines

Coloque em um documento metas e datas limite para que elas sejam cumpridas. Se precisar de ajuda pra isso, fala comigo! Só não deixe de começar a dar pequenos passos para alcançar seus objetivos, pois a sabotagem e o medo podem bater forte aqui nessa fase, e sem ela, nada vai sair do discurso ou das ideias apenas 😉

Se precisar de ajuda para planejar e realizar seu sonho de morar fora, fale comigo!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Precisa dos nossos serviços? Chama no Whats!