Intercâmbio ou mochilão: o que devo escolher?

A escolha vai depender exclusivamente de uma coisa: seu objetivo! Se é aprender/melhorar um idioma, conhecer um lugar novo, trabalhar ou estudar fora, curtir as férias ou qualquer outro. Cada uma das opções é mais indicada para um tipo de momento (mas nada te impede de fazer o que quiser mesmo que não seja indicado), e cada um tem suas devidas particularidades, por exemplo:

  • Vantagens do mochilão: o que prevalece é o sentimento de liberdade, de ir e vir quando e para onde quiser, gastos menores com estadia, passagens e etc, desapego material afinal só se leva o necessário. Conhecimento sobre as culturas locais já que o objetivo é conhecer vários lugares, formam amizades novas e encontros com muitas pessoas, e a independência, tanto das pessoas quanto de coisas.
  • Desvantagens: para quem é do tipo que gosta de ter tudo planejado nos mínimos detalhes, pode ser um problema, pois tudo pode acontecer. Não é certeza de onde vão dormir, ou onde vão almoçar, podem haver mudanças de planos constantemente devido inúmeros fatores, e imprevistos aos montes. Fora que as maiores reclamações são de saudades, solidão, e o sentimento de apreensão quando as coisas ficam ruins. 

E pelo intercâmbio partimos do mesmo princípio:

  • Desvantagens do intercâmbio: custos altos, mesmo por meio de bolsa ou algo do tipo, alimentação, hospedagem, e materiais saem do bolso. Sempre têm um prazo determinado e algumas restrições em relação as permissões para estarem no país, que geralmente são vistos estudantis e não se pode trabalhar. E ainda a dificuldade de adaptação que pode surgir com tudo sendo diferente, comida, hábitos, clima, festividades, etc.
  • Vantagens: sem dúvidas a fluência em uma outra língua e a experiência internacional conta muito para o currículo e agrega muito o seu lado pessoal também. Conhecer outra cultura, outras pessoas, aprender coisas novas.

O mais importante é pesquisar sobre tudo, se preparar bastante, e seguir a sua vontade. No final, tudo vira experiência!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Precisa dos nossos serviços? Chama no Whats!