Intercâmbio estudantil

Como conseguir visto de estudante para o intercâmbio?

Um dos principais objetivos de quem faz um intercâmbio é estudar fora. E, para embarcar nessa aventura, é preciso se planejar. Depois de escolher seu destino, você precisa organizar a sua documentação. Um dos documentos mais importantes para o seu intercâmbio é o visto. Neste post, vamos dar algumas dicas de como conseguir essa autorização para estudar em outro país, incluindo um mini tutorial com lista de documentos.

O que é o visto de estudante? 

Existe uma infinidade de cursos internacionais para atender às mais diversas necessidades. Você pode optar por fazer parte do Ensino Médio, um curso de idiomas, uma graduação ou até um mestrado. Independente da sua escolha, muitos países exigem o visto de estudante. Esse documento nada mais é que uma autorização para estudar no país durante um determinado período

No entanto, alguns países exigem o visto com base na carga horária do curso. E, até países que não exigem vistos para viagens turísticas, exigem o documento no caso de estudo ou trabalho. Por isso, é importante se planejar. Afinal, você não quer ter seu intercâmbio cancelado no último minuto porque teve problemas com o visto.

Principais países que precisam de visto de estudante

Como já mencionamos, a carga horária do curso influencia na necessidade do visto. Alguns países são mais flexíveis quanto à necessidade do documento. Já outros, são mais rigorosos. Separamos abaixo alguns destinos populares e suas exigências sobre o visto de estudante.

  • EUA → O país exige o documento para cursos com carga horária superior a 18h semanais. Além disso, existem diferentes tipos de visto para estudantes, dependendo do objetivo: frequentar escolas públicas, fazer cursos de inglês, profissionalizante, etc;
  • Canadá → Para cursos com duração de até 6 meses, há necessidade apenas do visto de turismo com permissão de estudos (o chamado Visto de Residente Temporário). Caso o curso dure mais que 6 meses, é necessário ter o visto de estudante em mãos;
  • Austrália e Nova Zelândia → Exigem o visto para cursos com duração superior a 90 dias;
  • Inglaterra → Para cursos com duração de até 6 meses, não há necessidade do visto;

Pequeno tutorial de como conseguir seu visto

De forma geral, o processo para se obter o visto de estudante varia de país para país. E os critérios para conceder ou não o documento são de inteira responsabilidade do emissor. Mas existem alguns pontos em comum que tentamos reunir abaixo.

Formulários

Existem formulários específicos para solicitar seu visto de estudante. Esses documentos geralmente são fornecidos pela própria escola ou pela embaixada do país e devem ser preenchidos com todas as informações solicitadas. Alguns desses formulários são bem longos e possuem muitos itens, por isso preencha com muita calma e atenção.

Carta de aceitação ou comprovante de matrícula

Para que o seu visto seja legalizado, é essencial apresentar a carta de aceitação da escola em que irá fazer seu curso. Assim, você comprova a sua matrícula e o período de estudo no país para o consulado. 

Fotos

Alguns vistos exigem fotos e, geralmente, existem regras. Formato, fundo e postura específicas. Consulte o consulado do país para saber sobre essas exigências.

Passaporte

O documento mais importante na hora de viajar também não pode ser esquecido. Providencie o documento na Polícia Federal com antecedência para se garantir e evitar atrasos e esteja com ele em mãos na hora de solicitar seu visto.

Comprovação de renda

Na hora de tirar seu visto, você precisa comprovar que quem está pagando pelo curso (pode ser você ou outra pessoa) tem condições de custear o intercâmbio. Para isso, geralmente são necessários os seguintes documentos:

  • Extratos bancários recentes;
  • Declaração do Imposto de renda;
  • Contracheques recentes;
  • Cartas de empregadores.

Passagens

Alguns países pedem a apresentação das passagens de ida e volta. Isso ajuda a comprovar que a pessoa não irá passar mais tempo que o solicitado.

Essas são algumas regras gerais para a emissão do visto de estudante. Se você quer estudar em outro país, temos nesse post algumas explicações sobre o que é e como funciona um intercâmbio estudantil. Aproveite e deixe nos comentários qual país você gostaria de visitar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Precisa dos nossos serviços? Chama no Whats!